Reputation Index Online

As redes sociais têm sido a parte mais dinâmica e influente da Internet nos últimos anos.

Explorá-las de forma estruturada para a geração de inovações e oportunidades comerciais é o desafio da próxima onda digital de competitividade.

60% dos internautas brasileiros serão usuários ativos de redes sociais já em 2012. Isto representará cerca de 8% dos usuários das redes sociais em todo o mundo.

Usuários de redes sociais são multiplataformas. Ao mesmo tempo em que postam vídeos, também fazem upload de fotos, acessam redes sociais e postam comentários em blogs.

 Tendências de Utilização

  • Atividades como upload de fotos e escrever para amigos são as atividades preferidas e na qual os internautas brasileiros gastam mais tempo. Campanhas de marketing precisam considerar isso em suas ações.
  • Similarmente ao ocorrido em outros países, redes sociais como Facebook, MySpace e Orkut observarão um aumento expressivo de usuários com idade superior a 35 anos.
  • Brasileiros estão entre os povos no mundo que lêem Blogs com maior frequência e, e, portanto, são passíveis de serem influenciados por blogueiros. Nesse contexto, blogs  passam a ser cada vez mais um importante canal de comunicação entre empresas e consumidores.
  • A utilização de redes sociais continuará em ritmo acelerado no Brasil. As duas principais razões são a queda no preço da banda larga residencial e o aumento na utilização de celulares com acesso à Internet.
  • À medida que brasileiros passam a adotar Facebook e Twitter crescerá a demanda pela utilização de Agregadores de Redes Sociais (aplicativos que facilitam o gerenciamento das contas em redes sociais).
  • A internet se tornará cada vez mais social. Essa é uma oportunidade para marcas e empresas se relacionaram de maneira inédita com seus consumidores e stakeholders.

Os Rankings de Reputação Online – ROL® e Presença Online são iniciativas do TechLab do Grupo ECC em parceria com as consultorias E-Consulting Corp. e DOM Strategy Partners.

Estes ranking são frutos de pesquisas realizadas no 1º trimestre de 2011 que tiveram como objetivo avaliar a presença, capilaridade, atuação e reputação de 121 das maiores empresas do país.

Não houve processo formal de inscrições e as empresas participantes foram escolhidas a partir dos rankings Reputation Index 2010 e também no ranking DINHEIRO/BrandAnalytics de 2011.