Aplicação

Para a adaptação da metodologia de Gestão de Ativos Intangíveis (IAM) à lógica do Reputation Index, a DOM Strategy Partners partiu da definição de premissas fortes e de uma metodologia ampla de coleta e análise de informações e dados sobre as empresas que fizeram parte do short-list de análise.

Dessa forma o Reputation Index, considera:

Universo de Análise

  • 1.000 maiores empresas do país (nacionais e multinacionais) a partir do ranking do jornal Valor Econômico.
  • Formação de short-list de empresas para análise detalhada a partir da aplicação dos seguintes critérios:

Exclusão de Holdings

  1. Critérios Taxativos de Exclusão: práticas comprovadas e julgadas de irregularidades em gestão, crimes, práticas abusivas com stakeholders, apoio ilegal à atividade política e corrupção nos últimos 12 meses.
  2. Critérios Técnicos de Exclusão: alto índice de reclamações fundamentadas sem resolução no PROCON e similares, multas, volume de processos trabalhistas, execuções fiscais, inexistência de ações claras (projetos e orçamentos) da empresa diretamente ligadas aos intangíveis considerados no PIB, dentre outros.

Ponto de Vista do Observador Externo (Modelo Exógeno)

Partimos da premissa de que os ativos intangíveis impactam diretamente na percepção dos principais stakeholders externos (ex. acionista minoritário, analista, market-maker, formador de opinião, concorrente, cliente, etc).

Portanto, simular a posição destes agentes econômicos ao julgar o valor que determinada empresa gera/constrói (principalmente se for de capital fechado) passa por julgar a capacidade da empresa em informar e formar posição e recall de valor nestes agentes.

Daí, a escolha do modelo exógeno – de fora para dentro – de análise de cada empresa.

Análise de Desempenho no Mercado de Capitais

Performance das ações das empresas de capital aberto pertencentes a este grupo. As empresas listadas partiram de um patamar de análise privilegiado em relação às de capital fechado, na ponderação e rating de performance.

Análise Comparativa

Adicionalmente, consideramos também a performance real da empresa comparada aos benchmarks de seu setor (no Brasil e eventualmente no exterior – melhores práticas)

Research Paralelo

Intenso processo de pesquisa sobre as empresas selecionadas nos últimos 12 meses, bem como exaustivo processo de media-tracking, entrevista com stakeholders internos e externos, análise de balanços e relatórios aos acionistas/investidores, acompanhamento de investimentos, performance e resultados de gestão, perfil das lideranças, etc.

Atestado de Compromisso

Veracidade e a profundidade do compromisso destas empresas com a execução e gestão dos projetos e processos – traduzidos em investimentos, esforço e resultados – ligados a estes intangíveis, a fim de separarmos o que é “efeito de mídia” do que é realidade de fato em termos de gestão de intangíveis

Participação das Empresas – Questionário

As empresas foram convidadas a responder um questionário detalhando suas práticas de gestão dos intangíveis listados como categoria no Reputation Index, a fim de intensificarem seu processo de formulação de percepção de valor em nosso time de análise.

Análise Específica por Ativo e por Setor – Categorização nas dimensões Imagem e Credibilidade

Além destas premissas e metodologias, para cada categoria de ativo intangível e vertical da economia, foram adotados diversos indicadores e métricas de análise que permitem ter uma compreensão profunda do grau de comprometimento, performance e valor gerado pela gestão de ativos intangíveis das empresas.